7.11.06

Polemizando o DEBATE sobre COMUNIDADES VIRTUAIS...

Na unidade 1 do EVA você estudou no material básico da oficina que está disponível na MIDIATECA o conceito de COMUNIDADES e COMUNIDADES VIRTUAIS. De acordo com Rheingold (1998), comunidades virtuais são "agregações sociais que emergem da rede quando um determinado grupo de pessoas prossegue com suas discussões durante um determinado período, com envolvimento suficiente para formar redes de relacionamentos pessoais no ciberespaço" (RHEINGOLD, 1998, on-line).

Sendo assim, como você percebe as diferenças e semelhanças entre as funcionalidades do BLOG e as funcionalidade do FÓRUM do Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem? Ambos os espaços são apropriados para a formação e consolidação de uma COMUNIDADE VIRTUAL? Por que? Que outros espaços disponíveis na internet se configuram ideiais para este fim? Que desafios se mostram presentes na formação de uma comunidade virtual?

Para participar com seu COMENTÁRIO, basta clicar no link comments, logo abaixo desta POSTAGEM.

14 Comments:

At 8/11/06 09:07, Blogger Claudia Nandi said...

Bem, uma diferença que me parece bem visível é que, principalmente no caso da UnisulVirtual, quem participa dos fóruns foram convidados para tal. Já no Blog há a possibilidade de outras pessoas interessadas no assunto participarem, fazerem seus comentários. Acho que nos dois casos há finalidade de formar uma comunidade deve se cumprir. Isto porque mesmo que pessoas desconhecidas entrem no Blog elas estão ai porque têm interesse no assunto e se gostarem podem voltar e assim fazer parte da comunidade que passa está formada.

Para mim outras ferramentas também podem desenvolver estes objetivos educacionais. O Orkut é um bom exemplo disso. Muitas comunidades possuem o objetivo de desenvolver temas um tanto quanto polêmicos e também muito interessantes. Particularmente já vi muitos professores criarem comunidades para servir de suporte para a sua disciplina. Da mesma maneira que o Blog, o Orkut também permite que qualquer pessoa ali cadastrada faça parte desta comunidade. Acho que isso só melhora a discussão, amplia a possibiliodade de conhecimento.

 
At 8/11/06 10:12, Blogger Mario said...

Acredito que as duas situações constituem uma comunidade virtual e atingem, entre outros, o objetivo de congregar e partilhar informações e opiniões. No caso do Fórum do EVA o acesso é restrito ao grupo de alunos e a temática proposta pelo professor é necessariamente relacionada com a disciplina e disponível num espaço de tempo restrito. Já um blog tem acesso livre para leitura, a temática pode ser mais variada e a duração ou existência do mesmo não é limitada pelo tempo.

 
At 8/11/06 12:33, Blogger alo said...

Pois bem, além dos argumentos expendidos/comentados pelos colegas, entendo que o uso frequente do espaço virtual ajudará a integrar as comunidades. Especialmente em ambientes de estudo aprendizagem, possiblitará suprir a ausência presencial das pessoas no ambiente da saula de aula, integrano-os nos estudos e nas relações sociais/intelectuais.

Aloisio

 
At 8/11/06 14:33, Blogger Betina said...

Não vejo polêmica no tema disponibilizado. Mas se é para polemizar, vamos lá...
Em muitos casos as comunidades virtuais me parecem serem mais usadas por quem tem tempo e gosta desde recurso. Não é meu caso.

 
At 8/11/06 18:11, Blogger Tutoras Márcia e Angelita said...

Polemizando mais ainda...
Prof. Betina, quando pensamos em cursos e alunos a distância, você não acha necessário a formação de comunidades virtuais?

O aluno a distância precisa dispensar tempo e se não gosta destas ferramentas é necessário desenvolver esta competência, pois do contrário passa a ser prejudicado no desempenho dos seus estudos.

Você concorda?

 
At 8/11/06 18:30, Blogger edionete said...

bom, concordo com as considerações da Claúdia, que contempla algumas diferenças entre o forum e o blog. Participo também de uma capacitação dos gestores da PUC(a distância) que obriga a termos domínio desta ferramenta.Apesar de não ter muito tempo disponível para interagir.

 
At 8/11/06 20:36, Blogger Ketti said...

Olha, ainda sou novate no Blog e sinto uma certa dificuldade em relação a ele. Mas pelo que pude ver, assim como o Fórum, o objetivo é gerar discussões sobre temas de interesse comum de forma que possamo ampliar nossos conhecimentos. Queremos ao acessar estas duas ferramentas podemos manter contato com outras pessoas, expressando nossas idéias e dividindo conhecimentos.
Não sou conhecedora de muitas comunidades e agora é que começo a pesquisa nesta área, diante das atividades propostas, então, só posso falar do que conheço.
Acredito que ambas as ferramentas alcaçam seus objetivos.

 
At 9/11/06 01:39, Blogger Leticia Barbosa said...

Vivemos em sociedade e a sociedade é um emaranhado de redes de relacionamento. As redes, ou melhor, as comunidades na internet é uma extenção de nossas vidas. Faz parte do cotidiano. A criação de forma a agregar valor ao conhecimento adquirido em sala de aula ou numa disciplina a distância é fundamental.
Posso relatar uma experiência própria durante minha faculdade: participamos, na época, de uma rede de estudantes de Relações Internacionais de várias faculdades pelo Brasil. Faziamos reuniões durante os congressos anuais e reuniões isoladas, em São Paulo ou Belo Horizonte ou Florianópolis... No entanto, o grupo de e-mail era a ferramenta que possibilitava a troca de experiências, estudos e outras coisas. Isso nos levou a, depois de formados, continuarmos a trocar informações por meio do Orkut, por exemplo.
Bom, a inserção dos alunos neste meio é muito importante. Fazê-lo sentir o prazer de participar de uma discussão construtiva e ver que houve "produção de conhecimento".
Utilizar outras ferramentas externas ao EVA torna a tutoria mais dinâmica.

 
At 9/11/06 09:39, Blogger Luciana said...

Diante dos conceitos apresentados, acredito que todas estas ferramentas apontadas (blog, fórum, chat, lista de discussão, etc.) configurem como comunidades virtuais, pois existe uma troca entre indivíduos destas comunidades que priorizam objetivos/interesses em comum. Embora, fique claro que cada ferramenta tem a sua particularidade. Exemplo: ser uma comunidade fechada a um grupo determinado de pessoas ou estar aberta para várias pessoas estarem interagindo.

Entre os desafios para formação e “principalmente continuidade” de comunidades virtuais primeiramente está o conhecimento e adesão das pessoas para poder interagir com estas ferramentas e como conseqüência que a troca de experiências e informações configure-se como um trabalho de equipe.

 
At 10/11/06 12:00, Blogger Tatiana Lee said...

A discussão é oportuna, já que os formatos participativos se parecem... Acredito que o Blog dá um certo calor a mais pra discussão, criando realmente o sentido de comunidade, de pertencimento. O blog está fora do EVA, tem uma outra "cara", pode ser visualizado por outras pessoas. O fórum, por outro lado, me parece mais "frio" e me parece mais dependente da iniciativa do professor, ou seja, parece que se está sempre respondendo ao professor, enquanto que o blog estimula mais a participação coletiva.

De qualquer maneira, acredito que a criação de comunidades é fundamental para estimular a aprendizagem, sobretudo o ambiente de troca e discussão. É muito mais agradável participar de uma comunidade que simplesmente mandar emails ou comentários ao professor!

 
At 12/11/06 21:50, Blogger Paulo Sena said...

Fóruns, chats, blogs, etc. são exemplos de comunidades virtuais, entretanto possuem caracterísiticas diferentes. No fórum que pode ser fechado (como ocorre na UnisulVirtual) ou aberto (como alguns jornais), os integrantes comentam um assunto restrito. Em um blog ou chat esse tema (que começa específico) pode dar origens a discussões paralelas de temas completamente diferentes.
Para o aprendizado todas as possibilidades são válidas, dependendo da disponibilidade de tempo e da vontade do participante.
Não podemos esquecer que as pessoas sempre encontram tempo para fazer as coisas que as agradam (como exemplo conheço pessoas que trabalham o dia inteiro e arrumam tempo, geralmente de madrugada, para participar do msn e orkut).

 
At 12/11/06 21:58, Blogger Tutoras Márcia e Angelita said...

Olá Paulo...
Você falou uma palavrinha mágica!!
Coisas que a "agradam", ou seja interesse! Detalhe crucial para você fazer parte de uma comunidade virtual!

 
At 17/11/06 08:33, Blogger Ana Claudia said...

Bom, a principal diferença está principalmente, quem participa dos fóruns foi convidado para tal atividade, já no Blog há a possibilidade de outras pessoas interessadas no assunto participarem, fazerem seus comentários.
Nas duas ferramentas se constituem com comunidades virtuais. Porque as pessoas que participam compartilham idéias/ interesses comuns. Outros exemplos de comunidades virtuais podemos citar: lista de discussão, chat.
Entre os desafios, identifico como a conhecimento da ferramenta, continuidade e interação dos alunos nos cursos

 
At 19/11/06 22:38, Blogger luana said...

A diferença é que no FÓRUM do Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem os participantes necessitam de senha para visualizar e participar das discussões e no blog os comentários podem ser visualizados por quem não tem senha, mas os comentários só podem ser enviados pelos participantes convidados.
Mas ambos são espaços apropriados para formação e consolidação de uma comunidade virtual pois permitem o desenvolvimento de interações e debate de opiniões.
O Orkut e o MSN também permitem a interação como comunidade virtual.
Acredito que o mais importante em uma comunidade virtual é a comunicação multilateral.

 

Postar um comentário

<< Home